domingo, 30 de maio de 2010

Documento de aula

Durante a ultima aula tratamos o seguite documento de Hugo Chávez:






1.Comenta as palavras do presidente venezuelano.

sábado, 29 de maio de 2010

Uma Europa essencialmente económica


A visão dos Europeus

1.O que caracteriza o mercado unico?
2.Por que razão o euro é "um poderoso factor de integração"?

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Ajudas externas




Tratámos uma imagem bastante parecida com esta na aula, sobre a qual tambem dei a minha opiniao. Creio que esta figura é bastante ilustrativa daquilo em que consistem as disparidades entre Norte-Sul. Os países de Norte sempre a tirarem partido daquilo que o mundo lhes oferece, explorando tambem os paises de sul, e estes (paises de sul) apenas recebem os restos, as migalhas e aquilo que sobra. Infelizmente, no mundo actual isso continua a acontecer. Deixa aqui a tua opinião sobre esta figura

A dificil transição para o capitalismo





1.Avalie:
-a disparidade entre a subida dos salários e dos preços, na URSS, durante a perestroika;
-a situação das economias nacionais após o desmembramento da URSS.

2.Segundo o testemunho transcrito, que vantagens oferecia o sistema socialista? Como viveram os europeus de Leste a transição para a Economia de mercado?

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Revisão para o teste

(Estou a estudar e decidi vir partilhar convosco um documento lido na aula que me ajudou a contextualizar a matéria dos EUA.)


Polícias do Mundo?

"Os Estados Unidos são uma potência mundial e têm interesses em todas as regiões da Terra. Os Estados Unidos devem ter um papel activo no rumo mundial, de forma a contribuírem para a manutenção da paz e da estabilidade e para promoverem a democracia. Sabemos que os outros países têm o olhar posto em nós, não apenas pela dimensão e força do nosso país , mas pelo que representamos e por aquilo a que estamos dispostos a opor-nos. Não somos nem podemos ser os policias do Mundo. Mas onde os nossos interesses e os nossos ideais o exigem, e sempre que tivermos a possibilidade de deixar a nossa marca, agiremos, e, se necessário, assumiremos o papel de líder. [...] Estamos decididos, em particular, a favorecer o fluxo crescente da democracia e do livre mercado em todos os continentes. Isto reflecte não só os nossos ideais mas também os nossos interesses."




Exercicio 1.
-Questiona a afirmação: «Não somos nem podemos ser os policias do Mundo.»

segunda-feira, 24 de maio de 2010

A propósito do avanço tecnológico

Ultimamente temos falado do avanço tecnológico na China, do milagre sul-coreano, e daquilo que estes avanços trouxeram de bom. Porém, encontrei esta imagem e gostava de a partilhar convosco, uma vez que é interessante observarmos aquilo que também trouxe de menos bom.

Exercicio de revisão :)




"[...]Hao vive há três anos na camarata dentro da Aimeigao. Tem direito a um dos dez beliches de um quarto estreito- dois por cerca de dez metros- igual aos outros 16 que dão para um enorme corredor, nos cinco andares do edificio-dormitório. Em todas as portas estão escritas as regras de conduta: não sujar o chão , não deixar as roupas desarrumadas, não colocar roupa suja à janela.[...]
Costuma dizer-se que a vida de um homem é o seu trabalho, mas na China isso é mais verdade."

Exercicio 1.
-Relaciona este excerto com a imagem seguinte, fundamentando a última frase do mesmo;



domingo, 23 de maio de 2010

O fim da URSS


A crise do modelo soviético


Uma pequena ajuda ;)



No decorrer do meu estudo para o exame deste ano, que está quase aí, comecei a fazer alguns apontamentos que me ajudam a encaixar a matéria. Por isso mesmo vou deixar aqui hoje alguns da matéria que estou a dar neste momento: O fim do sistema internacional da guerra fria e a persistência da dicotomia Norte-Sul. Aproveitem e retirem alguns. :)

sábado, 8 de maio de 2010