domingo, 30 de maio de 2010

Documento de aula

Durante a ultima aula tratamos o seguite documento de Hugo Chávez:






1.Comenta as palavras do presidente venezuelano.

sábado, 29 de maio de 2010

Uma Europa essencialmente económica


A visão dos Europeus

1.O que caracteriza o mercado unico?
2.Por que razão o euro é "um poderoso factor de integração"?

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Ajudas externas




Tratámos uma imagem bastante parecida com esta na aula, sobre a qual tambem dei a minha opiniao. Creio que esta figura é bastante ilustrativa daquilo em que consistem as disparidades entre Norte-Sul. Os países de Norte sempre a tirarem partido daquilo que o mundo lhes oferece, explorando tambem os paises de sul, e estes (paises de sul) apenas recebem os restos, as migalhas e aquilo que sobra. Infelizmente, no mundo actual isso continua a acontecer. Deixa aqui a tua opinião sobre esta figura

A dificil transição para o capitalismo





1.Avalie:
-a disparidade entre a subida dos salários e dos preços, na URSS, durante a perestroika;
-a situação das economias nacionais após o desmembramento da URSS.

2.Segundo o testemunho transcrito, que vantagens oferecia o sistema socialista? Como viveram os europeus de Leste a transição para a Economia de mercado?

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Revisão para o teste

(Estou a estudar e decidi vir partilhar convosco um documento lido na aula que me ajudou a contextualizar a matéria dos EUA.)


Polícias do Mundo?

"Os Estados Unidos são uma potência mundial e têm interesses em todas as regiões da Terra. Os Estados Unidos devem ter um papel activo no rumo mundial, de forma a contribuírem para a manutenção da paz e da estabilidade e para promoverem a democracia. Sabemos que os outros países têm o olhar posto em nós, não apenas pela dimensão e força do nosso país , mas pelo que representamos e por aquilo a que estamos dispostos a opor-nos. Não somos nem podemos ser os policias do Mundo. Mas onde os nossos interesses e os nossos ideais o exigem, e sempre que tivermos a possibilidade de deixar a nossa marca, agiremos, e, se necessário, assumiremos o papel de líder. [...] Estamos decididos, em particular, a favorecer o fluxo crescente da democracia e do livre mercado em todos os continentes. Isto reflecte não só os nossos ideais mas também os nossos interesses."




Exercicio 1.
-Questiona a afirmação: «Não somos nem podemos ser os policias do Mundo.»

segunda-feira, 24 de maio de 2010

A propósito do avanço tecnológico

Ultimamente temos falado do avanço tecnológico na China, do milagre sul-coreano, e daquilo que estes avanços trouxeram de bom. Porém, encontrei esta imagem e gostava de a partilhar convosco, uma vez que é interessante observarmos aquilo que também trouxe de menos bom.

Exercicio de revisão :)




"[...]Hao vive há três anos na camarata dentro da Aimeigao. Tem direito a um dos dez beliches de um quarto estreito- dois por cerca de dez metros- igual aos outros 16 que dão para um enorme corredor, nos cinco andares do edificio-dormitório. Em todas as portas estão escritas as regras de conduta: não sujar o chão , não deixar as roupas desarrumadas, não colocar roupa suja à janela.[...]
Costuma dizer-se que a vida de um homem é o seu trabalho, mas na China isso é mais verdade."

Exercicio 1.
-Relaciona este excerto com a imagem seguinte, fundamentando a última frase do mesmo;



domingo, 23 de maio de 2010

O fim da URSS


A crise do modelo soviético


Uma pequena ajuda ;)



No decorrer do meu estudo para o exame deste ano, que está quase aí, comecei a fazer alguns apontamentos que me ajudam a encaixar a matéria. Por isso mesmo vou deixar aqui hoje alguns da matéria que estou a dar neste momento: O fim do sistema internacional da guerra fria e a persistência da dicotomia Norte-Sul. Aproveitem e retirem alguns. :)

sábado, 8 de maio de 2010

quarta-feira, 17 de março de 2010

Trabalho Mocidade Portuguesa

No decorrer do meu trabalho de grupo da disciplina de História A sobre a Mocidade Portuguesa, eu e a minha colega de grupo:Filipa Cardoso, realizámos três entrevistas. Estas entrevistas foram feitas a três pessoas distintas que andaram, em diferentes épocas,na Mocidade Portuguesa. Aqui ficam duas delas, uma com Cristina Oliveira e outra com Josefina Gonçalves, a terceira, com António Gonçalves será colocada muito em breve logo que o video estiver completamente carregado. Espero que gostem ;)

Entrevista nº 2

Entrevista nº3

sábado, 6 de março de 2010

A escalada armamentista




Após a segunda guerra Mundial, a URSS e os EUA tornaram-se aliados com o objectivo definido na conferência de Ialta de estabelecerem regras que sustentassem a nova ordem internacional. Porém, após a conferência de Potsdam tornaram-se evidentes as discórdias entre as duas potências quanto à organização do Mundo, isto porque era notório que cada uma delas queria dominar o mundo e ser superior à outra. Como tal cada uma delas começou a apetrechar-se para uma eventual guerra, investindo grandes somas na concepção e fabrico de armamento cada vez mais sofisticado. Apesar de estarem prevenidos o facto de possuírem um forte armamento fazia com que fossem temidos pela potência contrária, e esse era sem dúvida o maior objectivo.


Para um maior esclarecimento deixo aqui uma cronologia que me ajudou a estudar para este segundo teste, espero que te dê uma ajuda também:



1957-O perigo real de aniquilamento leva à criação da Agência Internacional para a Energia Atómica, com vista ao desarmamento, porém não teve qualquer efeito na redução do potencial militar dos EUA e da URSS e eram cada vez maiores os gastos, por parte das duas grandes potências, em pesquisa e armamento, no sentido de evitarem a supremacia do lado contrário.


Produção maciça de armas:

EUA - bombardeiros;
URSS- mísseis intercontinentais;
+
submarinos nucleares;

Cada um dos blocos procurava persuadir o outro de que usaria, sem hesitar, o seu potencial atómico em caso de violação das respectivas áreas de influência. Eram usadas advertências, ameaças, movimentações de tropas e de material de guerra para conseguir convencer o adversário.

Década de 60 -a proliferação nuclear prossegue:
-multiplicam-se os ensaios nucleares;
-alargam-se o nº de países com capacidade nuclear:
1960 – França;
1964 – China ( que possui também a bomba atómica)

Década de 70 - as duas superpotências iniciam negociações directas para travar a corrida nuclear; -assinam tratados em 1972 e 1979.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Plano Marshall



As duas potências desenvolveram planos para desenvolver economicamente os países membros. No final da década de 1940, os EUA colocaram em prática o Plano Marshall, ferecendo ajuda económica,principalmente através de empréstimos, para reconstruir os países capitalistas afetados pela Segunda Guerra Mundial.

Este plano tinha´assim como objectivo:

- a reconstrução dos países saídos da guerra asssim como o renascimento de uma economia produtiva e uma estabilidade política.

A Paz Armada no período da Guerra Fria




Durante o periodo da guerra fria as duas potências envolveram-se numa corrida armamentista.
Espalhavam os seus exércitos e armamento no seu território e no território dos países aliados,isto porque na sua visão enquanto houvesse um equilíbrio bélico entre as duas potências, a paz estava garantida, pois haveria o medo do ataque por parte do inimigo. Consequentemente formaram-se dois blocos militares cujo objectivo era defender os interesses militares de cada país membro.
Formaram-se assim:

OTAN - Organização do Tratado do Atlântico Norte (surgiu em abril de 1949), liderada pelos Estados Unidos e tinha suas bases nos países membros, principalmente na Europa Ocidental.

PACTO DE VARSÒVIA - Aliança militar (surgiu a 14 de Maio de 1955)formada pelos países socialistas do Leste Europeu e pela União Soviética. Era comandado pela União Soviética e defendia militarmente os países socialistas,era assim um compromisso de ajuda mútua em caso de agressões militares.

A Guerra Fria




Porque surgiu o conflito?

Logo após a Segunda Guerra Mundial teve inicio a guerra fria: os Estados Unidos e a União Soviética disputam a hegemonia política, económica e militar no mundo. Tudo isto acontece uma vez que, na segunda metade da década de 1940 até 1989, cada uma destas potencias tenta implantar nos restantes países os seus sistemas políticos:

•União Soviética- sistema socialista:

-economia planificada;
-partido único;
-igualdade social;
-falta de democracia;

•Estados unidos- sistema capitalista:

-economia de mercado;
-sistema democrático;
-propriedade privada;

Porquê a expressão “Guerra Fria”?

Define-se de Guerra Fria uma vez que foi um conflito que não foi materializado, isto é: aconteceu apenas no plano ideologico, não chegando a haver nenhum confronto militar entre as duas potências (algo que se tivesse acontecido poderia ter tido consequências bastante graves em todo o mundo pelo facto de estes dois países estarem armados com centenas de misseis nuncleares).