domingo, 13 de dezembro de 2009

Uma nova visão do universo



"Antes de Einstein, desde o início da ciência grega até à aurora do século XXI,o espaço e o tempo eram concebidos como sendo «absolutos», quer dizer, era suposto existirem independentemente da matéria e dos observadores. Pensava-se que o tempo se escoava uniformemente, não dependendo da percepção humana ou da medição do relógio, que o passado era passado, e o futuro estava ainda por vir, e isto para todos, em todo o Universo.O artigo de Einstein abala estas concepções seculares sobre o espaço e o tempo [...]. Einstein diz-nos que o tempo vivido por um observador depende do seu movimento. Um gémeo sedentário e um gémeo que viaja não terão a mesma idade quando se encontrarem, no fim do périplo do viajante. E aqui reside uma revolução conceptual profunda que não penetrou, ainda, na consciência do homem comum. Antes de Einstein, o tempo era concebido como uma pulsão cósmica única, extensiva a toda a realidade, que ritmava o devir universal, batendo ao segundo de forma perfeitamente regular e simultânea em todo o Universo. Einstein diz-nos que a noção secular de "passagem do tempo", tradicionalmente comparada ao correr de um rio, é uma ilusão. Na verdade, segundo a formula [matemática]que ele regista no fim do seu texto, num segundo da nossa existência podemos fazer um salto ao futuro e ver o que «será» a Terra, digamos, daqui a 60 milhões de anos. Esse pensamento vertiginoso (hoje corroborado por múltiplas experiências) não prova que o futuro, aparentemente longínquo e ainda não realizado, é tão real quanto o «real presente»?
Como resumiria Einstein no fim da sua vida: «Para nós, que temos alma de físicos, a separação entre o passado, o presente e o futuro não tem mais valor do que uma ilusão, por muito tenaz que ela seja».

Thibault Damour, Junho-Julho 2008

Os loucos anos vinte


No pós guerra, quando a população percebe que aquilo que concebemos durante a vida pode ser arrasado de um momento para o outro, a vontade de aproveitar o momento com toda a intensidade aparece. Começa a haver uma necessidade de diversão e de procura de distrações, começam os loucos anos vinte. A convivência entre os sexos torna-se mais livre e ousada, a prática desportiva entra nos hábitos quotidianos, toda a gente frequenta os clubes nocturnos, dança e diverte-se ao som do jazz. Dá-se assim uma crise com os valores tradicionais, uma vaga de contestação a todos os niveis abala a sociedade e como tal, a familia, a indissolubilidade do casamento, a moral sexual, o papel da mulher, os preceitos religiosos, as regras de conduta social deixaram de ter um padrão rigído e foram aberta e sistematicamente subvertidas.
Instalou-se assim, nos anos vinte, um clima de anomia isto é , de ausência de um conjunto de normas morais e sociais que, com clareza distinguissem o certo e o errado.